A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), é uma associação de Escuteiros Adultos, constituída por "antigos" filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, que não puderam ou não podem continuar no activo nessa Associação, vivendo em conformidade com a Lei, Princípios e Promessa criados pelo fundador do Escutismo, Robert Baden-Powell.
Uma Associação autónoma, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e que se rege pelos seus Estatutos e Regulamentos e pelas normas do direito (civil e canónico) vigentes.
Fins
-Desenvolver junto dos seus Associados a prática do Escutismo Adulto, à luz do ideal do Escutismo Católico.
-Manter viva a vivência da Fé e do humanismo Cristão.
-Promover o serviço voluntário e a ajuda ao próximo.
-Proteger a Natureza e o meio Ambiente.
-Aumentar a amizade escutista internacional.
Opção Católica
A FNA é uma Associação privada de fiéis que goza de personalidade jurídica e se reafirma movimento da Igreja Católica, cuja Fé e doutrina Cristã assume, proclama e defende e a ela se encontra vinculada.
Independência
A FNA é uma Associação independente de qualquer ideologia política ou partidária, assim como do poder constituído.
Escutismo Adulto Internacional
A FNA é uma Associação membro de pleno direito da ISGF/AISG - International Scout and Guide Fellowship / Amitié Internationale Scoute et Guide – a Fraternidade Mundial de Escuteiros e Guias Adultos.
Divisa
"Alerta para Servir" - A FNA escolheu para os seus Associados esta divisa de forma a que seja sempre um apelo permanente para cumprir os seus deveres e ajudar os seus semelhantes em todas as circunstâncias.
Lema
"Uma vez Escuteiro - para sempre Escuteiro" - O lema escolhido pela FNA é um preceito que revela o verdadeiro espírito escutista, universalmente usado.
Patrono
"S. Nuno de Santa Maria" - Esta figura inesquecível foi escolhida para patrono da FNA como o melhor exemplo de ideal para os Escuteiros Adultos, tanto como homem, herói e Santo.
Estruturas
Para atingir mais facilmente os seus fins, está organizada; a nível Nacional, Regional e Núcleos, estrutura básica da FNA. (ver em documentos)
Quotização
É um "dever" o pagamento anual da quota regulamentar, condição indispensável para que um associado possa ser considerado como tal, para que possa ser considerado no "pleno uso dos seus direitos.
Condições para Associados
-Tenham feito a Promessa Escutista no CNE
-Não sejam membros do CNE e já tenham completado vinte e dois anos de idade
-Não estejam abrangidos pelos efeitos de sanções disciplinares de órgãos Escutistas
-Professem a Religião Católica e cumpram as normas e orientações da Igreja
-Mantenham fidelidade à Lei, Princípios e Promessa Escutista
-Se comprometam em cumprir os Estatutos e Regulamentos da FNA
Direitos
-Usufruir das regalias que a FNA possa vir a proporcionar -Participar nas actividades que a FNA organize -Intervir e votar nas reuniões e conselhos, onde por direito próprio o possa fazer -Eleger e ser eleito ou nomeado, para os órgãos da FNA -Recorrer de processo disciplinar por ordem hierárquica -Utilizar os serviços do Espaço FNA
-Receber o Órgão Oficial -Possuir o cartão de Associado, que o credencia como tal, validado com a vinheta da quota do ano em curso -Usar o uniforme e distintivos
Deveres
-Contribuir para o prestígio e expansão da FNA -Participar activamente nas acções promovidas pela FNA -Liquidar a quotização estabelecida anualmente pela Associação, a nível Nacional, Regional e de Núcleo -Desempenhar da melhor forma, os cargos para os quais tenha sido eleito e as funções para que tenha sido nomeado
|