INSIGNIA ASSOCIATIVA

Fraternidade de Nuno Álvares

 

INSÍGNIA ASSOCIATIVA DA FNA

A Insígnia Associativa da FNA - é constituído por uma Flor-de-Lis em amarelo-ouro, com a Cruz de Cristo sobreposta em vermelho, tendo por baixo um listel, também em amarelo-ouro, com a divisa "Alerta para Servir", com letras a preto.

A Flor-de-Lis – é composta por três pétalas que nos recorda os três Princípios, com uma linha central vertical que nos indica o Norte, isto é o caminho do bem; unidas por um anel, símbolos da unidade e da fraternidade; sendo o lírio uma flor que simboliza a pureza e a delicadeza, valores importantes a desenvolver; Baden-Powell escolheu-a para símbolo do ideal Escutista e da Fraternidade Mundial.

A Cruz de Cristo – é o símbolo universal da Fé Católica, recordando a grande epopeia das descobertas de quinhentos e da sua "marca" bem visível nas velas das naus e caravelas portuguesas, que levaram, também, a mensagem do Evangelho de Cristo, para os anunciar pelos novos mundos que iam sendo descobertos.

O listel – com a divisa, representa numa forma estilizada o sorriso, virtude da boa disposição, do humor e do optimismo, recordando assim o oitavo artigo da Lei.

DISTINTIVO DA FNA

O Distintivo da FNA - é de forma oval com fundo verde, tendo no centro a insígnia Associativa sem listel, nas cores próprias, encimado com a palavra FRATERNIDADE em arco e por baixo, horizontalmente NUNO ÁLVARES, em letras brancas e ainda, o nó direito (símbolo da união) nas cores de Portugal.