NÚCLEOS NA FRATERNIDADE

Na Fraternidade

os seus membros estão organizados  localmente

em Núcleos, tal como no CNE os escuteiros estão

organizados em Agrupamentos. Mas, o que

 fazem os Núcleos? Quem os dirige? Como estão

 organizados? Onde e quando se reúnem?

___________________________________________________________________________________________________

Fraternidade de Nuno Álvares

Como está organizado cada Núcleo?

Dentro de cada Núcleo, o órgão deliberativo é o Conselho de Núcleo, no qual têm assento todos os associados com a sua situação regularizada.

A Direcção de Núcleo, que é o órgão executivo, é eleita em Conselho de Núcleo. Não existem patrulhas ou secções dentro de cada Núcleo, emboraesteja prevista a existência dedepartamentos.

Como são identificados os Núcleos?

Cada Núcleo é designado apenas pelo nome do seu Patrono, Paróquia ou Freguesia onde se encontra inserido. Antigamente, era atribuída uma numeração, à semelhança do dos Agrupamentos do CNE, mas essa prática foi abandonada a partir darevisão regulamentar de 2005.

Existe um Chefe de Núcleo?

Na FNA, não existe a nomenclatura de “chefe”. Os órgãos executivos, tanto a nível local, como regional ou nacional, tomam o nome de Direcção, a qual tem o seu Presidente. Assim, existe o Presidente do Núcleo, ou, mais correctamente, o Presidente da Direcção do Núcleo.

Os Núcleos têm sede própria?

Idealmente, cada Núcleo deveria ter a sua sede, o seu espaço próprio. No entanto, tal não é nada fácil. Alguns Núcleos estabelecem protocolos com autarquias ou entidades, de usufruto de um espaço para a sua sede, e outros têm uma sala cedida na própria sede do Agrupa-mento do CNE.

Os Núcleos reúnem todas as semanas?

Cada Núcleo tem a sua própria dinâmica, com mais ou menos actividades, mas não há uma obrigatoriedade de reunir todas asemanas, nem  quinzenalmente. Afinal, os  membros  da FNA não têm a mesma disponibilidade que tinham quando estavam no CNE.

Que actividades fazem os Núcleos?

A maior parte das actividades feitas pelos Núcleos pode dividir-se em três grandes áreas:

- o serviço à comunidade ( apoio a idosos e a famílias carenciadas, colaboração com a paróquia, participação no Banco Alimentar, etc.) - a natureza / ambiente ( limpeza de espaços públicos ao ar livre, acampamentos, caminhadas, plantação de árvores, etc.)

- e o apoio ao CNE / Escutismo ( equipas de serviço em acampamentos, apoio logístico a actividades, manutenção da sede, angariação de fundos para o agrupamento, etc.)

A família fica em casa?

Raramente fica. Esta é uma das facetas importantes da FNA. As famílias são uma presença quase constante nas actividades dos Núcleos, e o mesmo acontece a nível regional e nacional. Cônjuges e filhos, muitos também escuteiros, alinham com entusiasmo nas saídas de campo, caminhadas, acampamentos, jogos, convívios, etc.

Os Núcleos podem apoiar o CNE?

Podem e devem, pois essa é uma das missões da FNA: apoiar o CNE e o Escutismo. Este apoio, contudo, deve obedecer sempre a duas cláusulas importantes:

- resultar, sempre, de um convite ou pedido prévio do CNE, nesse sentido;

- nunca pretender substituir a missão educativa dos dirigentes do CNE.